Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

A força da mídia

O assassinato de 5 homens, no mesmo dia, no mesmo bairro de Curitiba, mereceu uma reportagem no Jornal Estadual 2.ª edição, da RPC. E não poderia ser diferente. Só que a repórter colocou uma informação a mais em uma das frases iniciais do texto que me deixou indignada. O texto dizia que as mortes aconteceram no bairro Uberaba, um dos mais violentos de Curitiba.

Na verdade, ela poderia ter dito que o bairro em questão é um dos maiores e
mais populosos de Curitiba. Por que dizer que é um dos mais violentos? O que
isso acrescentou à matéria? Nada, mas para quem tem um imóvel para vender aqui no bairro, sim digo aqui, porque eu moro no Uberaba, viu a possibilidade de vendê-lo rápido, escapar pelas mãos. 


É que quando se fala o nome do bairro sem precisar onde foi o ocorrido, sobra para o bairro inteiro. A repórter bem que poderia ter contado apenas o que aconteceu, e dizer que os assassinatos foram na Vila União e Vila Reno, regiões onde a violência é frequente. E baseada em que essa informação entrou na matéria? O Uberaba é considerado um dos mais violentos por quem exatamente? Por um acaso, encontrei o resultado de uma pesquisa que levantou por onde anda a violência em Curitiba. Vejam só. 

Bairros mais violentos: (homicídios registrados do início de abril até o dia 13).

Cidade Industrial: 6
Sítio Cercado: 4
Alto Boqueirão: 2
Cajuru: 2
Tatuquara: 2



A pesquisa foi realizada pelo jornalista Marcelo Vellinho, dos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná, e do Programa 190. Ele montou a pesquisa com base em relatórios do Instituto Médico Legal e levantamento nas delegacias responsáveis pelos inquéritos.

Obs: a repórter que fez a matéria é uma profissional de alto nível, mas não mora no Uberaba.

2 comentários:

  1. Muito bom poder ler assuntos de interesse da população.
    De fato, nós que trabalhamos com mídia, temos que ter muito cuidado para não rotular questões que podem ser vistos como casos únicos.
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Gente, o primeiro comentário do blog...rah, rah, rah, é muita emoção!!! E muito divertido!!!

    ResponderExcluir