A impunidade gera a criminalidade ? Sim, mas não apenas ela. Tem ainda o desequilíbrio social, a exclusão das classes sociais, a discriminação, o preconceito.
E impunidade gera mais acidentes de trânsito? Sim, mas não apenas ela. Tem ainda a falta de educação no trânsito, de fiscalização, de conscientização.
O coordenador do Programa SOS Estradas, Rodolfo Rizzoto, afirma que a falta de punição coloca o Brasil no topo da lista dos países campeões de acidentes nas estradas.
Na Europa, por exemplo, os motoristas irresponsáveis comentem um crime quando causam algum acidente. No Brasil, o mesmo tipo de motorista comete uma infração.
A cada mil quilômetros no Brasil, o índice de mortes é de 100. Na Itália são 10 mortes registradas neste mesmo trecho. Nos Estados Unidos são pouco mais de 6 e no Canadá há cerca de 3 vítimas fatais a cada mil Km.
São diferenças gritantes, mas que as autoridades que têm a responsabilidade de mudar o a legislação do trânsito, parecem não ouvir. Ou porque são surdas, ou se fazem de surdas. O problema tá na cara deles, mas é como se não estivesse.
Está mais do que na hora de responsabilizar o motorista que causou um acidente, e atingiu a uma família, a sociedade, com uma punição mais severa. Voto por uma mudança na legislação JÁ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário