Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

REFRIGERANTES: UM MAL QUASE QUE NECESSÁRIO

Não resisti. Vou ter que falar sobre saúde. Ou melhor, sobre viver com saúde. Fiquei assustada com um artigo que li sobre o estrago que os refrigerantes podem nos causar, se bebidos com frequência. E resolvi assustar vocês também.
 
Pra começar, os refrigerantes, as bebidas de maior consumo no mundo, aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e câncer de esôfago. São muitas substâncias químicas que entram em sua composição. É o que diz Marilane Dionísio, coordenadora de nutrição do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. “São conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis se ingeridas com excesso”, explica.

O refrigerante não dietético aumenta em 80% o risco de diabetes. Os refrigerantes também aumentam os riscos de câncer no esôfago. “Eles incham o estômago e causam refluxo gástrico, o que está associado com o câncer de esôfago”, explica a Drª Marilane.

A bebida ainda agrava quadros de gastrite e flatulência (gases), além de aumentar os níveis de colesterol.
Em média, um litro de refrigerante tem cerca de 400 calorias, mas são calorias vazias, isto é, que não tem nutriente algum.

Gente, que loucura!! A bebida só faz mal!! E o pior que não mata nem a sede. Só refresca, e muito. Mas o nosso organismo paga um preço muito alto. Vou cortar o refri, e já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário