De acordo com informações do jornal "O Dia" deste domingo (1), o ator Marcello Novaes teve sua carteira de motorista apreendida.O ator, de 48 anos, teria se recusado a fazer o teste do bafômetro quando foi parado numa blitz da Lei Seca quando ia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, em direção à zona sul. Novaes se recusou a fazer o teste e teve a carteira apreendida além de receber uma multa no valor de R$ 955,70.
Essa notícia só foi postada como pretexto para esclarecer, de uma vez por todas, essa história do bafômetro. Tem muita gente que ainda não sabe a regra, não é Aécio Neves, e agora o ator Marcello Novaes?!
O motorista pode se recusar, sim, a fazer o teste do bafômetro, mas isso não é considerado um crime, nem dá prisão. A lei é diz o seguinte : o motorista que se recusar a fazer o exame será punido com multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso,ainda na blitz, terá a carteira de habilitação apreendida e o veículo também ficará retido até que um condutor habilitado venha retirá-lo.
Agora, se o motorista fizer o teste e for comprovado que ele está realmente com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, a pena prevista para esse crime é de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Bom, acho que foi isso que o ator fez. Escolheu a punição menos pior pra ele. Isso se realmente ele estava com o teor de álcool acima do permitido. Entre correr o risco de parar na prisão, ele preferiu pagar a multa, e ficar proibido de dirigir durante um ano.
E assim a vida segue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário