Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2011

PICHAÇÃO COM OS DIAS CONTADOS?

Quem gosta de paredes pichadas levanta a mão!!!!

 

Bem, gostem ou não, a  presidente Dilma Rousseff deve sancionar daqui a alguns dias a lei que proíbe a venda de tinta spray para menores de 18 anos. E que estabelece a diferença entre pichação e grafitagem, esta feita com autorização, mas ainda considerada crime, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano. Ufa, demorou 4 anos pra isso acontecer. Parecia que a proposta nunca ia sair da gaveta.

As latas de tinta em aerossol terão de trazer inscritas as expressões: “Pichação é crime” e “Proibida a venda para me­­nores de 18 anos”. A nova lei vale imediatamente após a sanção.

A propósito, eu não vejo graça alguma na pichação, agora na grafitagem, temos muitos artistas de rua.




Um comentário:

  1. Sara, realmente, esse é um tema pouco discutido e muito importante. A pichação, acredito eu, ser uma maneira dos jovens (apesar de haverem pessoas com mais de 20 anos que fazem esse tipo de coisa) se afirmarem, de buscarem uma identidade. Mas há várias maneiras mais saudáveis de afirmação, como por exemplo, escrever um bom texto, poema ou algo parecido. A pichação é um problema secular, e torná-la crime é uma forma de evitá-la, marginalizando-a. Já o grafite, em sua maioria, é uma arte, peguemos como exemplo OS GÊMEOS (de São Paulo-SP) que já foram "expor" seus grafites no japão, e tiveram várias exposições aqui em São Paulo. A pichação já serviu de mecanismo de protesto (ditadura) hoje vemos só em forma de vandalismo e poluição visual.

    Régis Mesquita - Estudante de Letras (USP-SP)

    Obs.: Parabéns pelo Blog Sara! muito interessante. Beijos.

    ResponderExcluir